![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSuVK6L4pr-fWQV0s6rlOJlGbRa6Dnx8UD9oXTYjjgg-YL7VNX2nA2-Hc6nDED85n1xxw6tWMZ2OQTqKs14afHxTNnh-ZP6bKKzQDuklV1iC87poancg5dEm9i-NcimnCW0VDfYpi8wbE/s320/Ciclo+do+Carbono.jpg)
Na natureza, os átomos de carbono participam sucessivamente de diferentes substâncias que formam a atmosfera, a litosfera e o corpo dos seres vivos.
Composto de carbono na natureza
Um dos ciclos naturais é o do carbono. Nele, os átomos de carbono circulam entre a atmosfera, a hidrosfera, os seres vivos e a litosfera.
Na Terra, a maior parte do carbono encontra-se na forma de gás carbônico (CO²), no ar ou dissolvido na água. Também é encontrado como constituinte da matéria orgânica dos seres vivos e em depósitos de combustíveis fósseis (petróleo, carvão, e gás natural).
O gás carbônico é intercoporado à matéria orgânica por meio da fotossíntese, realizada pelos produtores, como algas e as plantas. Na atmosfera, cada átomo de carbono (C) está em uma molécula de gás carbônico (CO²). Nos ambientes aquáticos, o gás carbônico é encontrado dissolvido na água (H²O). Na fotossíntese, os átomos desse gás se combinam com os átomos das moléculas de água formando cadeias carbônicas, como a da glicose (C6H12O6). A fotossíntese ocorre, portanto, em ambientes aquáticos e terrestres.
A partir da glicose, as algas e as plantas sintetizam substâncias mais complexas como carboidratos, lipídios, proteínas, RNA (ácido ribonuclético) e DNA (ácido desoxirribonuclético). Assim, o carbono que as plantas e as algas retiram do ambiente passa para os demais seres vivos por meio das cadeias alimentares.
Os átomos de carbono passam dos organismos dos seres vivos para o ambiente por meio da respiração e também de decomposição da matéria orgânica. Nessa transformação, as ligações entre os átomos das cadeias carbônicas se rompem e os átomos de carbono passam para o ambiente combinados com o oxigênio, na forma de Co².
A combustão de carvão, petróleo, gás natural e matéria orgânica (madeiras e florestas) é outra fonte de gás carbônico atmosférico.
O ciclo de carbono e o efeito estufa
Observando-se o ciclo do carbono, pode-se notar que o CO² é elemento de grande importância, apesar de, na atmosfera terrestre, estar em pequena proporção (0,036%). O Co², justamente com o gás metano (Ch4), o óxido nitroso (N20) e outros gases, forma o grupo de gases causadores do efeito estufa na atmosfera terrestre. Sem o Co² , provavelmente teríamos temperaturas abaixo de zero graus Celsius (em torno de - 30º Cº), o que impossibilitaria a existência de vida do planeta Terra.
O efeito estufa, portanto ocorre de maneira natural e necessário para a manutenção da vida no planeta.